Cada vez mais os estudos e pesquisas apontam para o Mobile Marketing como umas das tendências de Marketing de Futuro.
As razões parecem-me óbvias:
1º Telemóvel é um meio perfeitamente enraizado na cultura e sociedade moderna - existem actualmente mais de 2,5 biliões de telemóveis em todo o mundo.
2º O telemóvel é um meio pessoal, one-to-one, que nos acompanha para todos os lugares hoje em dia.
3º Ao contrário dos meios tradicionais, no telemóvel a mensagem é dirigida e dificilmente pode ser ignorada. (o fenómeno do zapping por exemplo não é possível).
4º No Mobile Marketing a segmentação é teoricamente mais fácil, as potencialidades de profiling são imensas.
5º É um dos meios de excelência para o Permission Marketing.
6º A audiência e a atenção da mesma à mensagem é muito superior a qualquer outro meio.
Há, ainda assim algumas barreiras, nomeadamente, é necessário inovar no formato (não cingirmos a nossa comunicação aos SMS simples que comunicam um desconto, um período de saldos, ou que remetem para a consulta de mais informações no site), as tarifas de acesso à Internet via telemóvel que continuam a ser muito altas, as baixas velocidades de acesso quando comparadas com as velocidades acessíveis no PC e por fim, as próprias limitações de navegabilidade/usuabilidade dos equipamentos, são alguns dos aspectos a melhorar para que o Mobile Marketing se afirme definitivamente.
Por fim deixo um dado que recolhi nas minhas pesquisas: "previsões da Informa Telecoms & Media estimam que a despesa total neste mercado atingirá os $11,4 biliões em 2011..."
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
Bill Tracker...um hobby simplesmente estupido!!

Já não é recente o fenómeno das Comunidades Virtuais na Web - fóruns de discussão, chats, messengers, hi5's e outros que tais.
É neste contexto que surge mais uma comunidade especialmente "sui generis" e que suscitou a minha atenção:
http://en.eurobilltracker.com
Trata-se de uma comunidade online a nível Europeu que se dedica (pasme-se!) ao rastreio das notas de Euro!!
Que interesse pode ter uma pessoa em seguir o rasto das "suas" notas de Euro?
Já são mais de 120 000 users que se dedicam a este hobbie e mais de 51 milhões de notas registadas!
A mecânica é muito simples, basta registarmos as notas que temos em nossa posse (através do seu nº de série) e lançá-las no site, depois é "rezar" que mais alguém a registe...apartir daí está feito o rasto da nota.
Através do site é possível ver o percurso percorrido pela nota (por essa europa fora) entre outras curiosidades "super interessantes".
Como imaginam a frustração e "tempo perdido" também é muito, segundo a noticia da SIC que passou recentemente, um utilizador português (que até foi entrevistado e tudo!) já registou mais de 8 000 notas e só conseguiu encontrar o rasto de 20!!!
Como punch line deixo-vos 3 reflexões:
- este é um dos bons exemplos do poder da Internet e da sua capacidade de congregar interesses e pessoas espalhadas por todo o mundo!
- é impressionante a capacidade da Internet gerar grupos de interesse e comunidades baseadas em qualquer assunto, por mais "banal" que seja!
- surpreendente a capacidade de lobbying desta comunidade, aliada ao vazio de conteúdos dos nossos media, capaz de gerar conteúdos e reportagens televisivas em prime time.
E-MKT: Barriers on a Web Site

Mais um estudo que encontrei aqui e que me parece muito útil para as "nossas" empresas e dia-a-dia profissional.
Basicamente é um estudo que utilizou a técnica do Eye Tracking para avaliar as barreiras que alguns websites têm e as razões da falta de eficiência comercial de alguns deles.
A ponto de partida deste estudo é que nem sempre um design muito apelativo, com grandes imagens no centro ou topo da página são a técnica mais eficiente para captar a atenção do utilizador.
Aquilo a que o autor chama de barrier scanning on websites, são pequenos pormenores de web design que muitas vezes nos passam ao lado mas que podem ser decisivos para uma maior ou menor eficiência comercial de um website.
São 9 páginas, "levezinhas", cuja leitura recomendo!
Etiquetas:
e-marketing,
Marketing,
Web Design,
whitepapers
E-Marketing: Into the mind of the searcher...
...é o nome de um estudo que encontrei acerca dos comportamentos dos utilizadores de motores de busca quando procuram algo na Internet.
Trata-se de um documento bastante útil para quem pretenda ter uma presença eficiente e diferenciada na Web.
Uma das suas conclusões mais interessantes é a tipificação que é feita dos diferentes searchers que utilizam motores de busca na net:
Os Scan & Clickers:
- pesquisam apenas os 3/4 primeiros resultados da lista
- por norma não consultam os links patrocínados a não ser que queiram comprar algo
- tendem a entrar nos sites que surgem nos resultados mas são muito rápidos na avaliação da relevância do dito site (cerca de 10-15 segundos)
- em vez de "descerem" na lista de resultados, caso não tenham encontrado o que pretendem, tendem a tentar novas pesquisas com outras palavras
- Nunca vão à página 2 de resultados
Os 2 Step Scanners:
- Olham para os 3/4 primeiros resultados à procura de algo que "salte à vista", se não, passam os olhos pelos restantes resultados da 1ª página, de forma rápida
- Tendem a não olhar para os Links patrocínados
- Raramente vão à 2ª Página de resultados
Os Deliberate Researchers
- Leêm todos os resultados da 1ª Página até fazerem a sua escolha
- Lêem o titulo e o resumo, de cada resultado, cuidadosamente
- Quando seleccionam o seu resultado e entram num site, demoram mais tempo a voltar à pesquisa que os grupos anteriores.
- Cerca de 40% dos individuos deste "tipo" passam à 2ª página de resultados
Os 1,2,3 Searchers
- Seguem por ordem os resultados, lendo apartir do 1º até ao fim
- Lêem os titulos e resumos em detalhe, mas ao contrário do grupo anterior, clickam imediatamente no link assim que lhes pareça que é o que procuram, sem ler os resultados que estão abaixo
- Caso o site não correspondam ao que procuram, voltam à pesquisa e continuam apartir do ponto anterior
- 1 em cada 5 passam à 2ª página de resultados
E vocês, qual o vosso Searcher's type?!
Trata-se de um documento bastante útil para quem pretenda ter uma presença eficiente e diferenciada na Web.
Uma das suas conclusões mais interessantes é a tipificação que é feita dos diferentes searchers que utilizam motores de busca na net:
Os Scan & Clickers:
- pesquisam apenas os 3/4 primeiros resultados da lista
- por norma não consultam os links patrocínados a não ser que queiram comprar algo
- tendem a entrar nos sites que surgem nos resultados mas são muito rápidos na avaliação da relevância do dito site (cerca de 10-15 segundos)
- em vez de "descerem" na lista de resultados, caso não tenham encontrado o que pretendem, tendem a tentar novas pesquisas com outras palavras
- Nunca vão à página 2 de resultados
Os 2 Step Scanners:
- Olham para os 3/4 primeiros resultados à procura de algo que "salte à vista", se não, passam os olhos pelos restantes resultados da 1ª página, de forma rápida
- Tendem a não olhar para os Links patrocínados
- Raramente vão à 2ª Página de resultados
Os Deliberate Researchers
- Leêm todos os resultados da 1ª Página até fazerem a sua escolha
- Lêem o titulo e o resumo, de cada resultado, cuidadosamente
- Quando seleccionam o seu resultado e entram num site, demoram mais tempo a voltar à pesquisa que os grupos anteriores.
- Cerca de 40% dos individuos deste "tipo" passam à 2ª página de resultados
Os 1,2,3 Searchers
- Seguem por ordem os resultados, lendo apartir do 1º até ao fim
- Lêem os titulos e resumos em detalhe, mas ao contrário do grupo anterior, clickam imediatamente no link assim que lhes pareça que é o que procuram, sem ler os resultados que estão abaixo
- Caso o site não correspondam ao que procuram, voltam à pesquisa e continuam apartir do ponto anterior
- 1 em cada 5 passam à 2ª página de resultados
E vocês, qual o vosso Searcher's type?!
Etiquetas:
e-marketing,
estudos,
google,
Internet,
into the mind of the searcher,
Marketing,
motores de pesquisa,
whitepapers
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
Na cabeceira com...

Mark Hughes e o seu Buzz Marketing...
O novo livro de cabeceira do Joe, oferta de Natal.
Por agora apenas 20 páginas lidas, fica prometida para breve uma singela critica literária...
Etiquetas:
Buzz,
Buzz Marketing,
Livros,
Mark Hughes,
Marketing
Boas Festas Euro M
O desejo de toda a equipa personificado na figura do nosso Director-Geral.
O Joe é também actor secundário neste filme, conseguem encontrá-lo??!?!
Uma dica: Reparem numa luz que pisca...
O Joe é também actor secundário neste filme, conseguem encontrá-lo??!?!
Uma dica: Reparem numa luz que pisca...
Etiquetas:
Boas Festas,
Euro M,
Fantástico 2009,
Feliz Natal,
Pedro Serra
e agora uma pequena lição de Marketing...
Seth Godin é um dos Marketing Gurus em voga actualmente.
O Video pertence a um site super interessante a que aconselho uma visita...http://www.ted.com/ é um site onde é possivel assistir gratuitamente a uma série de conferências sobre os mais diversos temas.
Excelentes oradores e temas de interesse para aprender sempre mais, além disso, na sua maioria, são também excelentes peças de comunicação!
Seth Godin: Sliced bread and other marketing delights é video onde o Guru disserta acerca da importância da diferenciação e da necessidade das marcas serem diferentes e inovadoras...
O Video pertence a um site super interessante a que aconselho uma visita...http://www.ted.com/ é um site onde é possivel assistir gratuitamente a uma série de conferências sobre os mais diversos temas.
Excelentes oradores e temas de interesse para aprender sempre mais, além disso, na sua maioria, são também excelentes peças de comunicação!
Seth Godin: Sliced bread and other marketing delights é video onde o Guru disserta acerca da importância da diferenciação e da necessidade das marcas serem diferentes e inovadoras...
Subscrever:
Mensagens (Atom)