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quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Realidade Aumentada - Uma nova vida para a Publicidade Impressa
Em Portugal a Revista Sábado tem sido a grande inovadora neste campo.
Também já se vêem por aí alguns anúncios na Imprensa Nacional com o "estranho símbolo"...
Também já se vêem por aí alguns anúncios na Imprensa Nacional com o "estranho símbolo"...
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O Marketing "Undercover"
Apresento-vos a reportagem do 60 Minutes sobre uma nova vertente do Marketing - Undercover Marketing ou Stealth Marketing.
Esta nova abordagem tem gerado alguma polémica, como a reportagem ilustra, e há quem alerte para eventuais questões éticas e para o "perigo" desta nova modalidade.
Não percebo porquê. Esta prática, é na verdade um upgrade à experimentação de produto que todas as marcas já fazem.
Quando vou a um stand automóvel e faço um test-drive, ou quando vou à Worten e experimento um café Nespresso estou a experimentar o produto, da mesma forma que, nesta modalidade também o experimento.
De facto, numa loja ou num stand o consumidor tem a percepção clara que o está a fazer, a experimentar o produto, assistido por um vendedor (que faz o seu papel e tenta vender o produto declaradamente) e está, por isso, condicionado a essa realidade.
No Stealth Marketing, procura-se eliminar esse condicionalismo...os "actores" não vendem nada, não fazem propostas, não falam de preço, simplesmente encenam uma situação que proporcione ao potencial consumidor a experimentação do produto e, dão a sua opinião sobre ele...condicionada, claro!
No fundo, o Stealth Marketing junta a experimentação de produto (não condicionada), com a função de prescrição social - experimento um carro num test drive e ao jantar comento com os amigos e recolho opiniões!
Esta nova abordagem tem gerado alguma polémica, como a reportagem ilustra, e há quem alerte para eventuais questões éticas e para o "perigo" desta nova modalidade.
Não percebo porquê. Esta prática, é na verdade um upgrade à experimentação de produto que todas as marcas já fazem.
Quando vou a um stand automóvel e faço um test-drive, ou quando vou à Worten e experimento um café Nespresso estou a experimentar o produto, da mesma forma que, nesta modalidade também o experimento.
De facto, numa loja ou num stand o consumidor tem a percepção clara que o está a fazer, a experimentar o produto, assistido por um vendedor (que faz o seu papel e tenta vender o produto declaradamente) e está, por isso, condicionado a essa realidade.
No Stealth Marketing, procura-se eliminar esse condicionalismo...os "actores" não vendem nada, não fazem propostas, não falam de preço, simplesmente encenam uma situação que proporcione ao potencial consumidor a experimentação do produto e, dão a sua opinião sobre ele...condicionada, claro!
No fundo, o Stealth Marketing junta a experimentação de produto (não condicionada), com a função de prescrição social - experimento um carro num test drive e ao jantar comento com os amigos e recolho opiniões!
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sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Uma questão de Justiça!
Por vezes há fenómenos culturais/sociais muito difíceis de explicar.
Há modas que ninguém percebe de onde vêem, mas pegam (lembram-se daqueles autocolantes ridículos de uma mulher que se colavam nos carros?), há coisas boas que não pegam, há coisas que se "instituem" socialmente como "pirosas" e que ninguém tem coragem de desmentir, há coisas que se instituem "muito boas" e ninguém tem coragem de dizer que não gosta (só para não se sentir excluído), etc, etc.
Muitos destes fenómenos passam-se na música...de repente José Cid ou os Heróis do Mar, que nos anos 90 eram "gozados" (por estarem fora de época), nos anos 2000 são ícones e todos admitem que são "muita bons"! (na verdade SEMPRE foram muita bons...), entre tantos outros exemplos!
Um dos exemplos mais flagrantes, em Portugal, são os Delfins!
De repente, em determinada fase da vida (algures nos anos 90), depois de alguns albuns muito fraquinhos (é verdade), passou a ser "cool" gozar com os Delfins.
Dizer mal dos Delfins, apontar sempre os Delfins como um exemplo mau, gozar com o Miguel Ângelo, etc, etc.
Na televisão e no Stand Up comedy, enfiar os Delfins numa história qualquer era sucesso garantido.
Um de muitos exemplos:
Mas pior, assumir que se gostava de Delfins era assumir-se um estado qualquer de anormalidade e ser alvo da chacota dos outros! Cantarolar uma das muitíssimas canções conhecidas dos Delfins (e que toda a gente conhece de cor), só às escondidas...
Eu também fiz parte desse grupo, durante anos gozava e assumia essa vertente anti-delfins, sem saber muito bem porquê...percebo hoje. Dizia-se mal do Delfins, só porque sim.
Este caso de ódio que se gerou, levou ao definhar da banda...intervalos cada vez maiores entre cada lançamento de disco, desaparecimento mediático, discos cada vez com menos vendas (e aparentemente cada vez com menos qualidade), airplay quase nulo nas rádios, etc.
No outro dia ouvi um clássico dos Delfins na rádio e...cantei-o, como quase toda a gente faz quando ouve um hit dos Delfins na rádio. Aumentei até o volume, e dei por mim a pensar: "O quê que aconteceu a estes gaijos? O quê que eles fizeram mal? Como é que se geraram anti-corpos tão grandes contra estes tipos?"
Não se percebe...
será que esta música não é uma boa canção POP?
será que esta não é uma boa malha?
e esta balada?
e os hits?
Há modas que ninguém percebe de onde vêem, mas pegam (lembram-se daqueles autocolantes ridículos de uma mulher que se colavam nos carros?), há coisas boas que não pegam, há coisas que se "instituem" socialmente como "pirosas" e que ninguém tem coragem de desmentir, há coisas que se instituem "muito boas" e ninguém tem coragem de dizer que não gosta (só para não se sentir excluído), etc, etc.
Muitos destes fenómenos passam-se na música...de repente José Cid ou os Heróis do Mar, que nos anos 90 eram "gozados" (por estarem fora de época), nos anos 2000 são ícones e todos admitem que são "muita bons"! (na verdade SEMPRE foram muita bons...), entre tantos outros exemplos!
Um dos exemplos mais flagrantes, em Portugal, são os Delfins!
De repente, em determinada fase da vida (algures nos anos 90), depois de alguns albuns muito fraquinhos (é verdade), passou a ser "cool" gozar com os Delfins.
Dizer mal dos Delfins, apontar sempre os Delfins como um exemplo mau, gozar com o Miguel Ângelo, etc, etc.
Na televisão e no Stand Up comedy, enfiar os Delfins numa história qualquer era sucesso garantido.
Um de muitos exemplos:
Mas pior, assumir que se gostava de Delfins era assumir-se um estado qualquer de anormalidade e ser alvo da chacota dos outros! Cantarolar uma das muitíssimas canções conhecidas dos Delfins (e que toda a gente conhece de cor), só às escondidas...
Eu também fiz parte desse grupo, durante anos gozava e assumia essa vertente anti-delfins, sem saber muito bem porquê...percebo hoje. Dizia-se mal do Delfins, só porque sim.
Este caso de ódio que se gerou, levou ao definhar da banda...intervalos cada vez maiores entre cada lançamento de disco, desaparecimento mediático, discos cada vez com menos vendas (e aparentemente cada vez com menos qualidade), airplay quase nulo nas rádios, etc.
No outro dia ouvi um clássico dos Delfins na rádio e...cantei-o, como quase toda a gente faz quando ouve um hit dos Delfins na rádio. Aumentei até o volume, e dei por mim a pensar: "O quê que aconteceu a estes gaijos? O quê que eles fizeram mal? Como é que se geraram anti-corpos tão grandes contra estes tipos?"
Não se percebe...
será que esta música não é uma boa canção POP?
será que esta não é uma boa malha?
e esta balada?
e os hits?
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quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Orelha Negra
Numa época de balanços e tops, apresento o que foi para mim o projecto revelação no panorama musical português!
Orelha Negra:
Orelha Negra:
Merda, Merda, Merda
Só me apetece dizer Merda!
Merda, porque o Projecto ZECA SEMPRE é muito mau!
Merda, porque a palavra "Merda" foi censurada neste novo projecto! Como é possível em 2010 censurar a letra de um dos maiores lutadores pela liberdade de expressão de um povo!!!!
É uma heresia!!
Transformam-se as músicas de Zeca em canções Pop ligeiras, censuradas, simplórias e uma ganda MERDA!
E eu até só grande fã das "reinvenções" e homenagens!!
Adorei a Homenagem do SAM THE KID ao Carlos Paredes
Gostei do Amália Hoje
Gostei também da Homenagem aos GNR!
Quanto a Zeca Afonso - A colectânea "Filhos da Madrugada", lançada em 1994, com Bandas como Ritual Tejo, Sitiados, Xutos e Pontapés, Delfins, Peste&Sida, Mão Morta, Madredeus,
foi Brilhante! Uma homenagem digna:
Delfins:
Peste & Sida:
UHF:
Sitiados:
e muitos mais!!
Merda, porque o Projecto ZECA SEMPRE é muito mau!
Merda, porque a palavra "Merda" foi censurada neste novo projecto! Como é possível em 2010 censurar a letra de um dos maiores lutadores pela liberdade de expressão de um povo!!!!
É uma heresia!!
Transformam-se as músicas de Zeca em canções Pop ligeiras, censuradas, simplórias e uma ganda MERDA!
E eu até só grande fã das "reinvenções" e homenagens!!
Adorei a Homenagem do SAM THE KID ao Carlos Paredes
Gostei do Amália Hoje
Gostei também da Homenagem aos GNR!
Quanto a Zeca Afonso - A colectânea "Filhos da Madrugada", lançada em 1994, com Bandas como Ritual Tejo, Sitiados, Xutos e Pontapés, Delfins, Peste&Sida, Mão Morta, Madredeus,
foi Brilhante! Uma homenagem digna:
Delfins:
Peste & Sida:
UHF:
Sitiados:
e muitos mais!!
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