quarta-feira, 7 de março de 2012

A boa publicidade e o efeito de contágio!

aqui comentei, a polémica em torno do "alegado" plágio do anúncio da Optimus - All Together Now ao anúncio da Budweiser.

Como defendi na altura, na minha opinião, a utilização de uma mesma música em 2 anúncios de marcas distintas não significa por si só um plágio.

Naquele caso, as narrativas dos anúncios eram completamente diferentes, os produtos nada tinham em comum, os anúncios foram desenvolvidos com vários anos de intervalo entre si, etc, etc.

Continuo a defender a mesma posição, mas o caso que hoje partilho é, apesar de tudo, diferente:

1º O novo anúncio da PT (que considero brilhante)


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2º O anúncio do nvo Nokia Lumia (anterior ao da PT) em França:






...este é, sem dúvida, um tema muito mais delicado do que o caso Optimus-Budweiser:


1º São anúncios contemporâneos, com diferença de meses entre si


2º Para além da mesma música, partilham uma narrativa semelhante, os mesmos códigos visuais e as mesmas técnicas de realização/produção/edição


3º Os produtos, embora não sendo concorrentes entre si, são de áreas/sectores de negócio que se "tocam"


Bem sei que em Portugal há uma mania de acusar as agências e as marcas de plágio por tudo e por nada...por isso não alinho nessa acusação leviana.

Mas o facto é que os anúncios são MUITO parecidos e, se não há plágio, há pelo menos falta de atenção/cuidado quer da agência que o desenvolveu, quer da marca que o aprovou.

Tirando isso, o anúncio da PT é brilhante!

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