segunda-feira, 12 de março de 2012

O Racismo e a Publicidade

A propósito do Alargamento da UE, a Comissão Europeia viu este anúncio ser censurado dias após a sua exibição por, alegadamente, ser racista:



Também recentemente o Gallo recebeu muitas críticas no Brasil, por isto:




Se no caso do Anúncio da Comissão Europeia me parece haver alguma "histeria" acerca do tema, o caso do Gallo é um caso claro de muito mau gosto!

quarta-feira, 7 de março de 2012

AWOLNATION - SAIL

O anúncio da PT (ver post anterior) fez-me despertar para esta música fantástica!!






PS - E se o Videoclip tivesse sido filmado em Slow Motion como os anúncios da PT e da Nokia??

A boa publicidade e o efeito de contágio!

aqui comentei, a polémica em torno do "alegado" plágio do anúncio da Optimus - All Together Now ao anúncio da Budweiser.

Como defendi na altura, na minha opinião, a utilização de uma mesma música em 2 anúncios de marcas distintas não significa por si só um plágio.

Naquele caso, as narrativas dos anúncios eram completamente diferentes, os produtos nada tinham em comum, os anúncios foram desenvolvidos com vários anos de intervalo entre si, etc, etc.

Continuo a defender a mesma posição, mas o caso que hoje partilho é, apesar de tudo, diferente:

1º O novo anúncio da PT (que considero brilhante)


.



2º O anúncio do nvo Nokia Lumia (anterior ao da PT) em França:






...este é, sem dúvida, um tema muito mais delicado do que o caso Optimus-Budweiser:


1º São anúncios contemporâneos, com diferença de meses entre si


2º Para além da mesma música, partilham uma narrativa semelhante, os mesmos códigos visuais e as mesmas técnicas de realização/produção/edição


3º Os produtos, embora não sendo concorrentes entre si, são de áreas/sectores de negócio que se "tocam"


Bem sei que em Portugal há uma mania de acusar as agências e as marcas de plágio por tudo e por nada...por isso não alinho nessa acusação leviana.

Mas o facto é que os anúncios são MUITO parecidos e, se não há plágio, há pelo menos falta de atenção/cuidado quer da agência que o desenvolveu, quer da marca que o aprovou.

Tirando isso, o anúncio da PT é brilhante!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Euro M e a Oracle

Mais uma produção da Euro M e mais um evento quer tive o prazer de organizar, produzir e realizar!











quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A tua ou a sua tia??

Não percebo o que têm as tias do Bloco de Esquerda de mal para irritarem tanta gente!

Primeiro foi a Tia do Louçã, que segundo Sócrates era mansa.

Agora é a tia do Rosas, que é Salazar!

Ao menos que "batessem" nas mães dos senhores, se há alguém com culpas nesta história são as mães que criaram dois Srs de esquerda, radicais e anti-democratas...agora as tias?? Não estou a ver...


Destaque também para a diferença de educação entre o pseudo Engº e o enfant terrible do PSD.

Para Sócrates - "Manso é a TUA Tia!"

Para Santana - "Salazar é a SUA Tia!"

Mesmo quando nos exaltamos, devemos sempre manter o respeito no relacionamento!



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Adriana Lima e o Super Bowl

O Super Bowl é o fenómeno televisivo Americano.

Com mais 100 milhões de espectadores, é também o prime-time da publicidade com o preço por segundo mais caro do mundo!

Em jeito de teaser para o SuperBowl deste ano, uma marca de automóveis desenvolveu um video víral em que "oferece" 5 horas non-stop de Adriana Lima




A Adriana Lima é, aliás, uma estrela recorrente da publicidade do Super Bowl...percebe-se bem porquê (digo eu).

Já em 2008, este anúncio fez furor:

Flying People in New York City

Mais uma campanha viral muito interessante!