segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O Marketing "Undercover"

Apresento-vos a reportagem do 60 Minutes sobre uma nova vertente do Marketing - Undercover Marketing ou Stealth Marketing.

Esta nova abordagem tem gerado alguma polémica, como a reportagem ilustra, e há quem alerte para eventuais questões éticas e para o "perigo" desta nova modalidade.

Não percebo porquê. Esta prática, é na verdade um upgrade à experimentação de produto que todas as marcas já fazem.

Quando vou a um stand automóvel e faço um test-drive, ou quando vou à Worten e experimento um café Nespresso estou a experimentar o produto, da mesma forma que, nesta modalidade também o experimento.

De facto, numa loja ou num stand o consumidor tem a percepção clara que o está a fazer, a experimentar o produto, assistido por um vendedor (que faz o seu papel e tenta vender o produto declaradamente) e está, por isso, condicionado a essa realidade.

No Stealth Marketing, procura-se eliminar esse condicionalismo...os "actores" não vendem nada, não fazem propostas, não falam de preço, simplesmente encenam uma situação que proporcione ao potencial consumidor a experimentação do produto e, dão a sua opinião sobre ele...condicionada, claro!


No fundo, o Stealth Marketing junta a experimentação de produto (não condicionada), com a função de prescrição social - experimento um carro num test drive e ao jantar comento com os amigos e recolho opiniões!


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