quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Demagogia Publicitária




Original e oportuna, a campanha da Normajean no DN!

Original porque pega num tema quente na nossa sociedade e porque se aproveita dele para fazer um statement importante e criar buzz em torno da agência.

Oportuna, porque ao melhor estilo político se criou um soundbyte bem demagógico, mas ao mesmo tempo inegável e indesmentível, como qualquer bom soundbyte político deve ser.

Ao melhor estilo Portas, acrescento.

Quem não concorda quando ele (o Portas) diz "Menos subsidios para quem não quer trabalhar e mais apoios para quem trabalha!"??

Quem não concorda quando eles ( NormaJean) quando afirmam: "nem mais um euro para o BPN"??

A História é fácil de contar, recentemente foi anunciada a reestruturação da imagem do BPN (obrigatória, na minha opinião, o BPN está destruturado, desposicionado, tem uma imagem desadequada ao mercado, é obtusa, antiguada, pouco credível, etc, etc) representando um investimento de 50 Milhões de Euros, por parte do banco!

Estava aberta a ferida para o aproveitamento demagógico...50 milhões num banco falido? 50 milhões do dinheiro dos nossos impostos e da nossa reforma, para alimentar os corruptos e os grandes grupos do capital? Seriam (e foram) alguns dos argumentos/soundbytes a surgir no espectro político(principalmente à esquerda).

Mas surge também no próprio meio publicitário! 50 Milhões no Rebranding do BPN?!

Está criado o estilo Demagógico-publicitário! Não, não é publicidade enganosa (acredito que a NormaJean cumpra a palavra, se fôr chamada a desenvolver o Re-branding do BPN de borla), é só mesmo demagógica...

Publicidade Demagógica porquê?

Diz o Wikipédia:

"Demagogia é conduzir o povo a uma falsa situação. Em termos etimológicos provém do Grego, querendo dizer "a arte de conduzir o povo".

Dizer ou propor algo que não pode ser posto em prática, apenas com o intuito de obter um benefício ou compensação.

No nosso contexto atual, está muito associado ao mundo da política e a promessas de "mundos e fundos", que depois na prática não se concretizam."



Como já referi, sim, a NormaJean pode oferecer a criação da nova marca, acho bem, é uma fantástica acção de marketing e de promoção mediática da agência...
...a grande questão é que a criação da marca não custa 50 milhões!! O investimento total na mudança de imagem é que será de 50 milhões de Euros!

E o que contempla esse investimento?
- Criação da Marca, Manual de Normas e Material Estacionário - Peanuts
- Redecoração das agências BPN (200 e tal em todo o país e algumas fora de Portugal) - Obras, Mudança de decoração interior, mobiliário, decoração exterior, fardas dos funcionários, etc..
- Reformulação de toda a comunicação do Banco - Publicidade, Patrocínios, Comunicação Web
- Reformulação do Site da Instituição
- Desenvolvimento de uma campanha publicitária de arranque da "nova" marca - Spot TV, Rádio, Outdoor, Imprensas, Eventos, Apresentação aos Media, Marketing Directo para os milhares de Clientes, ...
- Desenvolvimento de estratégia comercial, marketing e comunicação para a nova marca
- Alterações tão simples como todo o Merchandising Institucional e de loja (lápis, canetas, cadernos, decoração do Edificio Sede e das Sucursais
- etc, etc, etc...

São centenas de intervenções, milhares de peças, compra de espaço publicitário multi-meios, enfim...

São intervenções para implementar em 6 Meses a um ano...são 50 Milhões de Euros...de facto...

A proposta da NormaJean é oferecer 10, 20, 30, vá lá 50 mil euros...não são 50 Milhões...e isto é Demagogia!

Mas também é uma excelente acção publicitária da agência!



DECLARAÇÃO DE INTERESSE: O Autor deste artigo nada tem a ver com o processo de Rebranding do BPN, não está ligado de nenhuma forma ao mesmo e não dispõe de qualquer informação relaccionada com este processo ou com o plano de MarCom do
BPN para esse tal Rebranding. É apenas uma leitura do caso e uma opinião fundamentada na experiência acumulada no mercado, noutros projectos e não no caso concreto!

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