quarta-feira, 6 de julho de 2011

Mulher de Luta!

Acabo de saber da morte de Mª José Nogueira Pinto.

É normal, nestas ocasiões ver-se o "desfilar" de personalidades elogiando virtudes, sempre imensas, acerca do(a) falecido(a).

O que já não é normal é ver-se um político experiente, sereno e reputado, perder a "compostura" e emocionar-se na TV...como acabo de ver Ribeiro e Castro e Manuela Ferreira Leite!

Só por si, este é já um indício de que Mª José Nogueira Pinto seria de facto, qualquer coisa de especial, capaz de comover publicamente a "Dama de Ferro Portuguesa".

Também tinha essa ideia, de que era uma mulher de fibra, inteligente e combativa.

Lembro-me que Mª José Nogueira Pinto foi uma das minhas primeiras referências políticas, quando, ainda em adolescente me comecei a interessar pela política e a definir-me ideologicamente.

Lembro-me, como se fosse hoje, quando se tornou líder parlamentar do CDS/PP, pela mão de Paulo Portas, tendo sido a primeira mulher a ser líder parlamentar em Portugal, e logo do partido "supostamente" mais conservador!!

E esse terá sido um facto tão marcante para mim que, na altura com 16 ou 17 anos, me levou até a escrever uma "composição" para a aula de Português sobre o assunto!

Ora, numa altura em que temos a 1ª mulher Presidente da Assembleia da República (em vez do Sr. das Salsichas), aí está uma curiosa coincidência.

Lembro-me, ainda antes, de Mª José Nogueira Pinto ter disputado as eleições para a Presidência do CDS/PP contra Paulo Portas, na sua primeira eleição e de considerar, à época que a melhor solução seria a Mª José!

Por tudo isto, perdeu-se hoje um valor imenso da política e da intervenção cívica em Portugal, ou, parafraseando a própria, perdeu-se um "valor seguro".


Sem comentários: