terça-feira, 22 de junho de 2010

BigMacLocoBig...quê?!

O anúncio do "BigmacLocoBigMac" já andava na rua (um dos muitos desenvolvidos a propósito do Mundial), era até, dentro dos anúncios Portugueses, um dos mais engraçados e, a par do "Feeling" do BES, um dos de maior notoriedade.

Logo aí, o desafio da Marca já estaria ganho - no "mar" de comunicação que inunda o consumidor durante estes eventos, conseguir destacar uma marca no meio de tanto ruído já é um desafio ganho - mas, graças à vitória moralizadora da Selecção e mais especificamente a Simão Sabrosa, esta campanha começa a ganhar um Buzz tal que pode mesmo "virar" uma campanha de contornos épicos para a MacDonalds.

Tudo porque Simão, ao marcar um golo à Coreia do Norte, se lembrou (a MacDonalds já negou ter feito qualquer acordo com o jogador com esse intuito) de comemorar o golo da mesma forma que comemora no anúncio de TV.

Ou seja, mais do que um mero "endorsement" à marca, Simão "veste" a camisola, assume-se um fã da Marca e participa voluntáriamente (alegadamente) em sub-acções complementares à campanha.

E melhor ainda, por infelicidade ou aselhice da realização o momento não foi destacado na transmissão que, entre repetições e diferentes planos dos jogadores portugueses a comemorar, quase deixava escapar o momento...
E é precisamente o "quase" que faz toda a diferença e contribui para criar o "fenómeno".

É que a aselhice da realização criou aquela sensação em directo do:
- "Viste aquilo?!..
- ...o quê?!
- ...o simão fez a "cena do MacDonalds!!
- hã..."


E de repente:
- surgem vídeos no You tube que mostram a "cena" em Slow motion,

- A MacDonalds emite um comunicado a desmentir a existência de qualquer acordo extra para Simão comemorar assim o golo

- surgem os grupos no Facebook - “Eu vi o Simão a festejar um golo a fazer o BigMacMacLocoBigMac”, “Eu vi o Simão a fazer o BigMacMacLocoBigMac no jogo contra a Coreia” e “Quem viu o Simão Sabrosa celebrar o golo com a dança do BigMacMacLocoBigMac” - 600 e tal Friends numa tarde!!

- Anúncio mais votado na sondagem do Jornal Briefing: "Qual o melhor anúncio Português no Mundial?"



Se tivesse sido tudo planeado e parte da estratégia da campanha, tinha sido PERFEITO e os criadores da campanha eram génios!!


A campanha:



O momento da comemoração:

Sem comentários: