...é o nome de um estudo que encontrei acerca dos comportamentos dos utilizadores de motores de busca quando procuram algo na Internet.
Trata-se de um documento bastante útil para quem pretenda ter uma presença eficiente e diferenciada na Web.
Uma das suas conclusões mais interessantes é a tipificação que é feita dos diferentes searchers que utilizam motores de busca na net:
Os Scan & Clickers:
- pesquisam apenas os 3/4 primeiros resultados da lista
- por norma não consultam os links patrocínados a não ser que queiram comprar algo
- tendem a entrar nos sites que surgem nos resultados mas são muito rápidos na avaliação da relevância do dito site (cerca de 10-15 segundos)
- em vez de "descerem" na lista de resultados, caso não tenham encontrado o que pretendem, tendem a tentar novas pesquisas com outras palavras
- Nunca vão à página 2 de resultados
Os 2 Step Scanners:
- Olham para os 3/4 primeiros resultados à procura de algo que "salte à vista", se não, passam os olhos pelos restantes resultados da 1ª página, de forma rápida
- Tendem a não olhar para os Links patrocínados
- Raramente vão à 2ª Página de resultados
Os Deliberate Researchers
- Leêm todos os resultados da 1ª Página até fazerem a sua escolha
- Lêem o titulo e o resumo, de cada resultado, cuidadosamente
- Quando seleccionam o seu resultado e entram num site, demoram mais tempo a voltar à pesquisa que os grupos anteriores.
- Cerca de 40% dos individuos deste "tipo" passam à 2ª página de resultados
Os 1,2,3 Searchers
- Seguem por ordem os resultados, lendo apartir do 1º até ao fim
- Lêem os titulos e resumos em detalhe, mas ao contrário do grupo anterior, clickam imediatamente no link assim que lhes pareça que é o que procuram, sem ler os resultados que estão abaixo
- Caso o site não correspondam ao que procuram, voltam à pesquisa e continuam apartir do ponto anterior
- 1 em cada 5 passam à 2ª página de resultados
E vocês, qual o vosso Searcher's type?!
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
E-Marketing: Into the mind of the searcher...
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