segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A emergência do Mobile Marketing

Cada vez mais os estudos e pesquisas apontam para o Mobile Marketing como umas das tendências de Marketing de Futuro.

As razões parecem-me óbvias:
1º Telemóvel é um meio perfeitamente enraizado na cultura e sociedade moderna - existem actualmente mais de 2,5 biliões de telemóveis em todo o mundo.

O telemóvel é um meio pessoal, one-to-one, que nos acompanha para todos os lugares hoje em dia.

3º Ao contrário dos meios tradicionais, no telemóvel a mensagem é dirigida e dificilmente pode ser ignorada. (o fenómeno do zapping por exemplo não é possível).

4º No Mobile Marketing a segmentação é teoricamente mais fácil, as potencialidades de profiling são imensas.

5º É um dos meios de excelência para o Permission Marketing.

A audiência e a atenção da mesma à mensagem é muito superior a qualquer outro meio.

Há, ainda assim algumas barreiras, nomeadamente, é necessário inovar no formato (não cingirmos a nossa comunicação aos SMS simples que comunicam um desconto, um período de saldos, ou que remetem para a consulta de mais informações no site), as tarifas de acesso à Internet via telemóvel que continuam a ser muito altas, as baixas velocidades de acesso quando comparadas com as velocidades acessíveis no PC e por fim, as próprias limitações de navegabilidade/usuabilidade dos equipamentos, são alguns dos aspectos a melhorar para que o Mobile Marketing se afirme definitivamente.

Por fim deixo um dado que recolhi nas minhas pesquisas: "previsões da Informa Telecoms & Media estimam que a despesa total neste mercado atingirá os $11,4 biliões em 2011..."

Sem comentários: