sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Outra questão de perspectiva





Keep it simple, stupid!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Oh yes...




Vamos lá embora!!

Momento Euro M II

uns continuam a trabalhar...os outros...

domingo, 25 de janeiro de 2009

e vai para 4...

...o número de fim de semanas passados a fazer reuniões de grupo intermináveis à custa da m***a da Pós-Graduação, f*****e!!!

Hipermercados, Estudos de Mercado, Marketing Operacional, os 4 P's dos Marketing Mix, e os 7P's, o Data Warehouse e mais ó c*****o!!

e amanhã, toca de voltar à vidinha das 14 horas de trabalho consecutivas com intervalo de 15 mins para enfiar uma sopa e uma sandes de queijo fresco e presunto em pão de sementes no bucho, por ocasião do jantar!!

estou f****o da vida!!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Filosofia...barata?!

De vez em quando recebemos aqueles emails "pseudo-filosóficos", com pensamentos do dia, frases profundas, reflexões...enfim...haja paciência...


Este texto até é giro, dizem que foi o Woody Allen que o escreveu mas eu cá dúvido sempre destes emails...


A minha próxima vida

Woody Allen

Na minha próxima vida quero vivê-la de trás pra frente.

Começar morto para despachar logo esse assunto.

Depois acordar num lar de idosos e ir-me sentindo melhor a cada dia que passa.

Ser expulso porque estou demasiado saudável, ir receber a reforma e começar a trabalhar, recebendo logo um relógio de ouro no primeiro dia.

Trabalhar por 40 anos, cada vez mais desenvolto e saudável até ser jovem o suficiente para entrar na faculdade, embebedar-me diariamente e ser bastante promíscuo, e depois estar pronto para o secundário e para o primário, antes de voltar a ser criança e só brincar, sem responsabilidades.

Aí sou um bébé inocente até nascer.

Por fim, passo 9 meses flutuando num spa de luxo com aquecimento central, serviço de quarto à disposição e espaço maior dia a dia, e depois -Voilà! - desapareço num orgasmo.

O novo acordo ortográfico!

Para quando um acordo ortográfico Português-Brasileiro-Inglês?!

era very nice!



quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Momento Euro M

Uns trabalham, outros...

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

No, we can't

No dia em que Obama toma posse, neste nosso cantinho continua a faltar-nos energia...

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Para ti, Diego

Euro M Solidária...


A Botaminuto, empresa de concertos rápidos, como calçado, malas, chaves e outros produtos do nosso dia-a-dia, volta em 2009 a realizar a campanha de solidariedade de recolha de calçado usado.

Em 2008 foram entregues mais de 3200 pares de sapatos. Este ano queremos superar esse número.

Se anda aos pontapés ao calçado que já não quer usar, que já passaram de moda ou que já não servem aos mais pequenos, lembre-se, não esqueça estas pessoas.

De 15 de Janeiro a 15 de Fevereiro, dê corda aos sapatos e vá a uma, das 35 lojas Botaminuto, fazer a sua doação.

Estas pessoas agradecem.

Nota: Campanha desenvolvida pela Euro M para a Bota Minuto!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

É impressão minha...



...ou esta música é...boa?

é impressão minha, ou o Manel Cruz continua...brilhante?

é impressão minha, ou "Foge Foge Bandido" é um dos projectos mais interessantes do panorama nacional?

Vestir a Camisola!!


Na Euro M não somos só criativos,
na Euro M não somos só estrategas,
na Euro M não somos só marketeers...
...na Euro M somos versáteis, polivalentes e vestimos a camisola!!

Se é preciso "pôr mãos à obra", pomos!

Bravo EuroWorkers!

O Gabinete....



Há quem diga que a organização (ou falta dela) de um espaço de trabalho reflecte a forma de trabalhar do profissional e as suas principais características (se é disciplinado, organizado, etc...).

A acreditar nessas teorias e tomando por exemplo o caos instalado neste gabinete, a avaliação profissional do Joe deve ser miserável

O motivo: Obras na Euro M, altura para fazer uma arrumação geral ao espaço, foi dificil, trabalho duro mas acabou!! O gabinete do Joe já brilha!!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Allstars O2O


Cada vez mais o Marketing One-to-One (O2O) é uma tendência/corrente em voga.

O "Marketing-customização" está praticamente em todo o lado, utilizando em particular o recurso à Internet.

Sites com possibilidade de registo e "personalização" na recepção (p.ex: Boa tarde Joe, bem-vindo ao site da XPTO) já são, hoje em dia, "banais".

Qualificação de Prospects, através de um "mini-inquérito" de preferências ou gostos que permitem às empresas a criação de perfis de utilizadores e segmentação da sua oferta a esse consumidor (p.ex: através do envio de uma newsletter "personalizada" com sugestões dirigidas apenas ao meu perfil), também já não são propriamente novidade.

A possibilidade de costumizar um produto de massas, permitindo a criação de um modelo exclusivo/personalizado, parece ser uma nova tendência do marketing O2O.

A Converse e os "míticos" all-stars são um dos melhores exemplos, na minha opinião, da customização da oferta. A possibilidade de "desenharmos" e personalizarmos uns AllStars só nossos são o "mimo" que a marca oferece aos seus consumidores.

Visitem www.converse.com - cliquem em: Converse One (Design your own) e divirtam-se!!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A emergência do Mobile Marketing

Cada vez mais os estudos e pesquisas apontam para o Mobile Marketing como umas das tendências de Marketing de Futuro.

As razões parecem-me óbvias:
1º Telemóvel é um meio perfeitamente enraizado na cultura e sociedade moderna - existem actualmente mais de 2,5 biliões de telemóveis em todo o mundo.

O telemóvel é um meio pessoal, one-to-one, que nos acompanha para todos os lugares hoje em dia.

3º Ao contrário dos meios tradicionais, no telemóvel a mensagem é dirigida e dificilmente pode ser ignorada. (o fenómeno do zapping por exemplo não é possível).

4º No Mobile Marketing a segmentação é teoricamente mais fácil, as potencialidades de profiling são imensas.

5º É um dos meios de excelência para o Permission Marketing.

A audiência e a atenção da mesma à mensagem é muito superior a qualquer outro meio.

Há, ainda assim algumas barreiras, nomeadamente, é necessário inovar no formato (não cingirmos a nossa comunicação aos SMS simples que comunicam um desconto, um período de saldos, ou que remetem para a consulta de mais informações no site), as tarifas de acesso à Internet via telemóvel que continuam a ser muito altas, as baixas velocidades de acesso quando comparadas com as velocidades acessíveis no PC e por fim, as próprias limitações de navegabilidade/usuabilidade dos equipamentos, são alguns dos aspectos a melhorar para que o Mobile Marketing se afirme definitivamente.

Por fim deixo um dado que recolhi nas minhas pesquisas: "previsões da Informa Telecoms & Media estimam que a despesa total neste mercado atingirá os $11,4 biliões em 2011..."

Bill Tracker...um hobby simplesmente estupido!!


Já não é recente o fenómeno das Comunidades Virtuais na Web - fóruns de discussão, chats, messengers, hi5's e outros que tais.

É neste contexto que surge mais uma comunidade especialmente "sui generis" e que suscitou a minha atenção:

http://en.eurobilltracker.com

Trata-se de uma comunidade online a nível Europeu que se dedica (pasme-se!) ao rastreio das notas de Euro!!

Que interesse pode ter uma pessoa em seguir o rasto das "suas" notas de Euro?

Já são mais de 120 000 users que se dedicam a este hobbie e mais de 51 milhões de notas registadas!

A mecânica é muito simples, basta registarmos as notas que temos em nossa posse (através do seu nº de série) e lançá-las no site, depois é "rezar" que mais alguém a registe...apartir daí está feito o rasto da nota.

Através do site é possível ver o percurso percorrido pela nota (por essa europa fora) entre outras curiosidades "super interessantes".

Como imaginam a frustração e "tempo perdido" também é muito, segundo a noticia da SIC que passou recentemente, um utilizador português (que até foi entrevistado e tudo!) já registou mais de 8 000 notas e só conseguiu encontrar o rasto de 20!!!

Como punch line deixo-vos 3 reflexões:

- este é um dos bons exemplos do poder da Internet e da sua capacidade de congregar interesses e pessoas espalhadas por todo o mundo!

- é impressionante a capacidade da Internet gerar grupos de interesse e comunidades baseadas em qualquer assunto, por mais "banal" que seja!

- surpreendente a capacidade de lobbying desta comunidade, aliada ao vazio de conteúdos dos nossos media, capaz de gerar conteúdos e reportagens televisivas em prime time.

E-MKT: Barriers on a Web Site


Mais um estudo que encontrei aqui e que me parece muito útil para as "nossas" empresas e dia-a-dia profissional.

Basicamente é um estudo que utilizou a técnica do Eye Tracking para avaliar as barreiras que alguns websites têm e as razões da falta de eficiência comercial de alguns deles.

A ponto de partida deste estudo é que nem sempre um design muito apelativo, com grandes imagens no centro ou topo da página são a técnica mais eficiente para captar a atenção do utilizador.

Aquilo a que o autor chama de barrier scanning on websites, são pequenos pormenores de web design que muitas vezes nos passam ao lado mas que podem ser decisivos para uma maior ou menor eficiência comercial de um website.

São 9 páginas, "levezinhas", cuja leitura recomendo!

E-Marketing: Into the mind of the searcher...

...é o nome de um estudo que encontrei acerca dos comportamentos dos utilizadores de motores de busca quando procuram algo na Internet.
Trata-se de um documento bastante útil para quem pretenda ter uma presença eficiente e diferenciada na Web.

Uma das suas conclusões mais interessantes é a tipificação que é feita dos diferentes searchers que utilizam motores de busca na net:

Os Scan & Clickers:
- pesquisam apenas os 3/4 primeiros resultados da lista
- por norma não consultam os links patrocínados a não ser que queiram comprar algo
- tendem a entrar nos sites que surgem nos resultados mas são muito rápidos na avaliação da relevância do dito site (cerca de 10-15 segundos)
- em vez de "descerem" na lista de resultados, caso não tenham encontrado o que pretendem, tendem a tentar novas pesquisas com outras palavras
- Nunca vão à página 2 de resultados

Os 2 Step Scanners:
- Olham para os 3/4 primeiros resultados à procura de algo que "salte à vista", se não, passam os olhos pelos restantes resultados da 1ª página, de forma rápida
- Tendem a não olhar para os Links patrocínados
- Raramente vão à 2ª Página de resultados

Os Deliberate Researchers
- Leêm todos os resultados da 1ª Página até fazerem a sua escolha
- Lêem o titulo e o resumo, de cada resultado, cuidadosamente
- Quando seleccionam o seu resultado e entram num site, demoram mais tempo a voltar à pesquisa que os grupos anteriores.
- Cerca de 40% dos individuos deste "tipo" passam à 2ª página de resultados

Os 1,2,3 Searchers
- Seguem por ordem os resultados, lendo apartir do 1º até ao fim
- Lêem os titulos e resumos em detalhe, mas ao contrário do grupo anterior, clickam imediatamente no link assim que lhes pareça que é o que procuram, sem ler os resultados que estão abaixo
- Caso o site não correspondam ao que procuram, voltam à pesquisa e continuam apartir do ponto anterior
- 1 em cada 5 passam à 2ª página de resultados

E vocês, qual o vosso Searcher's type?!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Na cabeceira com...



Mark Hughes e o seu Buzz Marketing...

O novo livro de cabeceira do Joe, oferta de Natal.

Por agora apenas 20 páginas lidas, fica prometida para breve uma singela critica literária...

Boas Festas Euro M

O desejo de toda a equipa personificado na figura do nosso Director-Geral.


O Joe é também actor secundário neste filme, conseguem encontrá-lo??!?!

Uma dica: Reparem numa luz que pisca...


e agora uma pequena lição de Marketing...

Seth Godin é um dos Marketing Gurus em voga actualmente.

O Video pertence a um site super interessante a que aconselho uma visita...http://www.ted.com/ é um site onde é possivel assistir gratuitamente a uma série de conferências sobre os mais diversos temas.

Excelentes oradores e temas de interesse para aprender sempre mais, além disso, na sua maioria, são também excelentes peças de comunicação!

Seth Godin: Sliced bread and other marketing delights é video onde o Guru disserta acerca da importância da diferenciação e da necessidade das marcas serem diferentes e inovadoras...