terça-feira, 5 de abril de 2011

Portuguesing e "Portugalização"

Recebi este vídeo com excertos da intervenção de Zeinal Bava na Assembleia da República, no meu email.

Ao contrário do intuito, eventualmente, perjorativo da difusão deste vídeo pelas contas de email deste país, o meu intuíto com publicação deste vídeo é bem elogioso!

Confesso-me fã de Zeinal Bava, aliás, sou fã de Zeinal Bava, de António Carrapatoso, de António Mexia, de António Horta Osório(Gestor Português convidado pelo Governo Britânico para assumir a Presidência Executiva do Lloyds Banking Group), de Paulo de Azevedo e, finalmente, de Belmiro de Azevedo e do Falecido Champalimaud.

Sou fã dos primeiros, por serem Gestores de Topo, Jovens, Bem-sucedidos e competentes à escala global. São Gestores Modernos, do mundo actual e globalizado e lideram empresas que competem (com sucesso) no mercado Global - A PT é uma das operadoras de referência na Europa, com participações importantes noutros mercados mundiais, a VODAFONE - dispensa apresentações, nomeadamente a filial Portuguesa que tem inúmeros casos de sucesso desde que assumiu a Telecel, a EDP, nomeadamente a EDP Renováveis que é das principais empresas exportadoras no nosso país e um case study internacional, finalmente a SONAE, provavelmente o Grupo Privado Português mais bem sucedido no Mundo!

Quanto aos mais velhos, sou fã porque souberam construir impérios gigantescos, sem nunca esquecer a componente humana nos negócios, sem explorar mão-de-obra, e com o altruísmo de, com a sua obra, contribuir para o crescimento do País e dos Portugueses (escuso-me a falar da Fundação Champalimaud que é um exemplo fabuloso).

Não invejo o sucesso, antes pelo contrário, valorizo.

Não suspeito de quem tem sucesso, não subscrevo a teoria - "Se tem dinheiro é porque roubou!".

Por oposição, não sou Fã dos Boys, dos Gestores e Administradores que chegam às empresas públicas via partido e/ou via Assembleia da República, sem track record relevante, não sou fã dos tachos e das cunhas, não sou fã da "recompensa" pela fidelidade ao líder!

Quanto ao filme, é engraçada a utilização dos estrangeirismos, mas quem vive neste mundo do Marketing, da Gestão e dos negócios, sabe que a grande maioria são inevitáveis...embora alguns posssam ser exagerados, também admito...


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