sábado, 19 de setembro de 2009

A "rábula" das escutas telefónicas

A noticia do DN acerca das escutas na Presidência, para além dos alegados factos noticiados, suscitou-me algumas preocupações:

1º Como é que o DN conseguiu aceder/obter emails trocados entre 2 colaboradores de um Orgão de Comunicação Concorrente?

2º Qual o principio deontológico em que se baseou o DN para revelar a fonte anónima do Público?

3º Seguindo o mesmo raciocínio, porque não divulgou o DN a sua fonte (ou seja, quem forneceu os emails ao jornalista do DN)?

4º Onde está a objectividade, imparcialidade e rigor a que estão obrigados os Jornalistas, quando se faz um título dizendo que Cavaco encomendou?

É preocupante perceber-se que os Jornalistas são cada vez mais "Porta-vozes" oficiosos dos partidos políticos e que se prepara um "guerra" Publico vs. DN...

...sinais muito preocupantes para a nossa Democracia!!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Audiências reveladoras...

Notícia publicada hoje na Meios&Publicidade
"
Gato Fedorento bate Liga dos Campeões com Ferreira Leite
16-Set-2009

Com uma audiência de mais de dois milhões de espectadores, o programa de ontem dos Gato Fedorento bateu todos os recordes de audiências.
A entrevista de Manuela Ferreira Leite ao quarteto de humoristas atingiu um share de 46,5%, conseguindo assim ultrapassar o jogo do Futebol Clube do Porto para a Liga dos Campeões, que ficou pelos 44,9% de share, com 1,7 milhões de espectadores. A Presidente do PSD consegue assim bater os números da entrevista a José Sócrates, que obteve cerca de 1,3 milhões de espectadores.

O entrevistado do programa de hoje será o líder do CDS-PP, Paulo Portas.
"





Várias conclusões imediatas:

1º O FC Porto continua a ser um clube regional. Nem na liga dos campeões consegue ser mobilizador...

2º A Manuela Ferreira Leite gera mais expectativas que José Socrates

3º No Dia 27 de Setembro perspectiva-se uma mudança nos destinos do país...

Ironias do destino

Aquela Srª que não tinha jeito nenhum para falar em público, que não tinha carisma, não tinha imagem e não tinha o dom da oratória, que é velha e retrógrada, afinal tem um sentido de humor assinalável, e, até domina a técnica da Ironia e do Sarcásmo. A Srª conseguiu ir a um programa de humor, jovem e irreverente, e brilhou. Na minha opinião foi mesmo genial.


Aquele "pseudo-Engº", que supostamente é um animal político (e feroz), jovem e vigoroso, com charme, boa imagem televisiva e o dom da oratória, afinal não foi capaz de se soltar num programa que supostamente era à sua medida. As "piadas" soaram a ensaiadas, a piada dos filhos "eles bem me avisaram" foi excessivamente repetida e, meteu política e discurso "evangelizador" onde não era suposto!!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Patrick...

É impressão minha ou a morte deste Patrick Swayze (seja lá como é que isso se escreve), está a provocar uma histeria em tudo o que é mulher trintona por esse país fora...e há um gaijo que também está triste...aqui

...não tinha noção que o Sr era tão popular, nem que os filmes pirosos que fazia nos anos 80 tocavam tantos corações...ARGHHH!

Mas enfim...que descanse em paz...

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Campeonato dos Debates - Classificação II

Quando faltam apenas 2 debates (Portas vs. Louçã e Sócrates Vs. Manuela), o campeonato está ao rubro, o campeão ainda não está encontrado, nos 2º e 3º lugares, tudo pode acontecer.

Só Jerónimo já não pode fazer nada, com 2 pontos conquistados resta-lhe aguardar o que fará Louçã no seu último debate, que o poderá relegar para último da classificação.

Eis a classificação:

1º Sócrates - 3 Jogos - 9 Pontos
2º Paulo Portas - 3 Jogos - 6 Pontos
3º Manuela - 3 Jogos - 4 Pontos
4º Jerónimo - 4 Jogos - 2 Pontos
5º Louça - 3 Jogos - 1 Ponto

Debate 8 - Portas vs. Ferreira Leite

O 8º Debate fica marcado pela ausência de análise de Joe Freitas Lobo.

Apesar de muito aguardado, não foi possível assistir ao "Derby da Direita"

Assim sendo, após alguma pesquisa na net e leitura de noticias e blogs vários, opto por publicar a crónica do Jornal I, escrita por Ana Sá Lopes, irreverente e inteligente qb.

"Paulo ganha à direita, Jardim trama Manuela

A coisa começou equilibrada: Portas a tentar tudo por tudo para conquistar os votos à direita (menos impostos e não dar "o rendimento mínimo a quem não quer trabalhar") e Manuela Ferreira Leite a explicar com sucesso que um voto no PSD é um voto ao centro, uma escolha possível para quem já votou PS e não pretende que "a direita" venha dar cabo do Estado social: o PSD não promete reduzir impostos porque não é altura de diminuir os apoios sociais e mantém o rendimento social de inserção. Manifestamente bem-sucedida ao apresentar a marca moderada e social--democrata, a líder do PSD insurgiu-se contra a linguagem de Portas: "Não sou capaz, na situação em que o país se encontra, de fazer um discurso igual ao do dr. Paulo Portas". Mas o equilíbrio entre os dois líderes do PSD e CDS começou a perder--se na segurança e soçobrou na Madeira. A líder do PSD deu oportunidade a Paulo Portas para brilhar num dos seus nichos predilectos, quando explicou a falta de polícias e se comprometeu a contratar mais, enquanto Manuela Ferreira Leite se embrulhava no tema e admitia que com os mesmos operacioniais, mais bem tratados, se podia fazer melhor trabalho. Perante a insistência de Portas, a líder do PSD mostrou hesitação, disse que afinal não tinha dito que não contratava, "não lhe sei dizer".

Agora, a visita à Madeira estava a custar muito caro a Manuela, subitamente obrigada a defender o regime de Jardim, perante a "crueldade" de Portas: "Não me diga que a Madeira é uma democracia normal porque não é." "Estes debates não existem na Madeira." "Sabe quantas vezes Alberto João Jardim vai ao parlamento?" O pior que podia acontecer estava a acontecer: Manuela obrigada a justificar Jardim. "Está a atirar poeira para os olhos, desviando para um assunto que não tem nada a ver. É um insulto aos madeirenses." Mas Portas pressionava com o "falar verdade". Foi assim.
"

O veredicto do Joe: vitória para Portas

Debate 7 - Manuela vs. Jerónimo

Um debate fundamental para Manuela Ferreira Leite. O percurso 100% vitorioso de Sócrates, obrigava Manuela Ferreira Leite a vencer o debate para não se atrasar na luta pelo título.

Talvez por isso, Manuela apresentou-se algo ansiosa, sem conseguir explanar a sua estratégia e acusando claramente a pressão.

Do outro lado, sem nada a perder e com mais debates "nas pernas", Jerónimo apresentou-se descontraído, mais solto e eficaz.

O resultado foi um debate muito disputado a meio campo, sem grandes tiradas ou ataques de parte a parte.

Salvaram-se alguns momentos em que o debate claro proporcionou o esclarecimento de posições, vincando as óbvias diferenças entre 2 políticas e 2 visões opostas.

Um empate técnico, sem grande emoção ou novidade. 1 ponto para cada equipa

Debate 6 - Sócrates Vs. Louçã

E ao 6º Debate, a primeira goleada do Campeonato.

A incrível apatia de Louçã, sem ritmo, preso de movimentos e sem os seus habituais ataques venenosos, esbarrou num Sócrates muito concentrado e com uma estratégia bem estudada!

Louçã ainda tentou esboçar alguns ataques, com o caso da suposta adjudicação à Mota Engil, a que Sócrates correspondeu com um poderoso contra-ataque acerca dos benefícios fiscais dos PPRs.

Um debate sem história, com o candidato ao titulo a controlar de principio ao fim e assegurando 3 preciosos pontos que asseguram, até ver, a liderança do campeonato.

Sócrates mantém assim um percurso irrepreensível, somando por vitórias todos os debates disputados.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Finalmente!!

Finalmente, o País parece ter acordado esta manhã para a realidade Bloco de Esquerda/Francisco Louçã...

Finalmente começa a ficar claro que o "Partido da Moda" não é aquilo que parece e que por baixo da "camada" de Populismo e Demagogia vêm uma série de propostas extremistas e radicais!

As Nacionalizações dos Bancos, o fim dos benefícios fiscais para a Classe Média, a saída da União Europeia, entre outras propostas, seriam catastróficos para o País!

Com o crescimento eleitoral do BE nos últimos anos, o aborto, a legalização das drogas ou os casamentos homosexuais já não podem ser causas suficientes para o voto no Bloco.

Há que considerar que o Bloco está cada vez mais perto de ter oportunidade de governar o país, e no momento do voto o que temos que pensar é se queremos tornarmo-nos numa republica socialista, ao melhor estilo do Bloco de Leste dos anos 80!!

Sócrates teve pelo menos o mérito de ter tornado isto claro para o País!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Eles estão de volta!!

Está no Ar a campanha de promoção do novo programa dos Gato Fedorento.

Dizem que será uma espécie de "Daily Show", a ver vamos, depois do péssimo "Zé Carlos", está na altura do quarteto voltar aos bons momentos de humor!!

Para já a campanha aposta em força no Facebook, Twitter e nos Outdoors...que são geniais!!



Debate 5 - Portas vs. Jerónimo

E ao 5º Debate, o melhor espectáculo.

Bom debate, sereno, elucidativo e claro, técnica e tacticamente irrepreensível!!

Um jogo muito claro, com estratégias e estilos bem definidos.

Nota de registo para a tirada sobre os "Moches e os Tags" que deixaram Jerónimo momentaneamente perdido imaginando-se a jogar no Campeonato Chinês!

Destaque ainda para o nó cego de Portas na forma clara como explicou o modelo de "contratualização" do Serviço Nacional de Saúde, deitando por terra a estratégia de Jerónimo e a tirada, ensaiada vezes sem conta, de que "a direita quer é dar dinheiro aos privados!"

Parabéns às 2 equipas pelo excelente espectáculo, numa vitória justa de Portas.

Debate 4 - Manuela Ferreira Leite vs. Louçã

A análise de Joe Freitas Lobo:

O 4º Debate ditou a estreia do 2º Candidato ao título - Manuela Ferreira Leite, contra o perigoso Francisco Louçã, hábil na defesa organizada e rápidas saídas para o contra-ataque.

Depois de uma pré-época atribulada, marcada por várias criticas e dúvidas quanto ao rendimento dos reforços - Deus Pinheiro, António Preto, entre outros, a estreia de Ferreira Leite era muito aguardada.

Num debate em que teria muito a perder e quase nada a ganhar, pode-se dizer que Ferreira Leite surpreendeu!

Com uma estratégia clara, bem definida, apostando num discurso elucidativo, Manuela conseguiu disferir alguns ataques bem sucedidos e, sobretudo, evitar o perigoso Louçã.

Destaque para a introdução do tema incómodo das "Nacionalizações do 25 de Abril" que deixaram o seu adversário sem resposta, culminando com a brilhante tirada do "eu prefiro é que as pessoas não morram...". Um drible demagógico pouco habitual em Ferreira Leite, acompanhado por "Olés" vindos da bancada.

Louçã bateu-se bem, ao seu estilo, esperando o erro do adversário para responder com os seus rápidos e temidos contra ataques, ainda assim, deixando a impressão de já estar em contenção de esforços para o Debate com Socrates.

Vitória tangencial de Manuela Ferreira Leite, sobretudo pela entrada de rompante na contenda, surpreendendo Louçã!

Debate 3 - Jerónimo Vs. Sócrates

Joe Freitas Lobo dixit:

E ao 3º Debate, mais um clássico! O "pseudo-progresista" Sócrates defrontou o dogmático e, ironicamente, conservador Jerónimo.

Um debate muito fraco, excessivamente defensivo, como que num pacto de não agressão mútuo entre os adversários.

Por um lado Sócrates, visivelmente inchado de tanto conter as suas pulsões Anti-Comunistas durante o debate, não vá o PCP dar algum "jeitinho" num futuro governo minoritário PS. O animal feroz, agressivo e que tanto acusou o PCP de manipulação e de estar maquiavélicamente "por trás" de todas as manifestações contra o Governo, desapareceu definitivamente desta campanha.

Jerónimo pouco interessado em zangar os Socialistas, quiçá almejando uma transferência na reabertura do mercado para a equipa dos Ministros.

Resultado, um jogo defensivo de parte a parte sem grandes ataques e com marcações à zona.

Vitória tangencial de Sócrates, sobretudo pelo estilo mais "fashion" e "modernaço"

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Mística

Uns têm...outros não...


Campeonato dos Debates - Classificação

Ao fim de 2 debates, eis a classificação provisória:

1º José Socrates - 1 Jogo - 3 Pontos

2º Louçã - 1 Jogo - 1 Ponto

3º Jerónimo - 1 Jogo - 1 Ponto

4º Manuela Ferreira Leite - 0 Jogos - 0 Pontos

5º Paulo Portas - 1 Jogo - 0 Pontos

Debate 2 - Loucã vs. Jerónimo

A análise de Joe Freitas Lobo ao 2º Debate do Campeonato:

O 2º Debate foi surpreendente e apresentou uma grande inovação. Os dois candidatos jogaram para o mesmo lado, sem adversário. Resultado? Uma vitória de goleada, para os 2!!

Como não é possível atribuir os 3 pontos aos 2 contendores, há que tentar "ler" um pouco melhor o debate.

Primeira nota de registo - o fraco espectáculo proporcionado por Louçã&Jerónimo. Naquele que já era apelidado como o "Derby da Esquerda", entre os 2 partidos que aspiram ao 3 lugar do campeonato, esperava-se um debate mais animado, em alguns momentos tenso e durinho, mas não. Os candidatos apresentaram-se com uma estratégia de contenção, sem atacar, apostando claramente no 0-0.

As apostas foram as habituais, com o Camarada Jerónimo a apostar na célebre "cassete" dos Trabalhadores e Louçã, por seu lado, investindo contra os "Ricos e Poderosos".

Finalmente nota ainda para o abandono do Bloco de Esquerda dos temas fracturantes - a legalização das drogas, o casamento gay, etc, investindo numa marcação homem a homem ao PCP com temas como as pensões, o código do trabalho e o salário minimo.

A única diferença entre estes 2 homens é o estilo, Louçã mais tecnicista, de drible fácil e mudanças de direcção velozes, Jerónimo mais físico, apostando no contacto e nas entradas a pés juntos.

Resultado: 0-0 sem emoção, 1 ponto para cada uma das equipas.

100

Este é o centésimo post deste blog...só para saberem...

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Debate 1 - Portas - Socrates

A análise de Joe Freitas Lobo:

O campeonato dos debates iniciou-se com o Campeão em título José Sócrates, a visitar o terreno do pequeno Paulo Portas. Uma deslocação complicada ao campo da TVI, onde por norma José Sócrates enfrenta um ambiente hostil. Ainda assim, antes do debate, o favoritismo pendia claramente para o campeão José Socrates.

O campeonato deste ano iniciou-se envolto em grande polémica, com muita contestação ao calendário e com novas regras.

Começamos exactamente por aí, as novas regras dos debates vêem condicionar em muito as estratégias de jogo, claramente desvirtuando o conceito de debate e retirando emoção e beleza aos duelos. Chamar-se debate a uma sucessão de monólogos, réplicas e contra-réplicas chega a ser insultuoso à memória de grandes clássicos do debate como "Cunhal-Soares" ou "Carmona-Carrilho"

Em relação ao debate em si, O "animal feroz" procurou condicionar o adversário durante todo o debate, queimando tempo e pressionando o árbitro de forma recorrente (com o fait diver das regras do debate). Outras das técnicas de José Socrates foi o recurso ao passado e ao tempo em que Portas fez parte do Governo, estratégia essa que em determinados momentos acabou mesmo por dar frutos conseguindo desestabilizar o adversário.

Paulo Portas, por seu lado, apresentou-se com uma estratégia agressiva e de pressão alta apostando nos temas "bandeira" da Segurança e da Educação.

Sócrates contra-atacou com a Solidariedade Social, acusando Bagão Felix, numa estratégia que parece ter apanhado desprevenido Paulo Portas, incapaz de responder ao ataque!

Apesar de muito mal jogado, sem emoção e, sobretudo, muito pouco esclarecedor, Sócrates parece ter levado ligeira vantagem neste confronto, apesar da terrível tirada do "sei o que fizeste no Verão passado" que quase deitou tudo a perder.

Ainda assim, os 3 pontos vão para Sócrates, que é desde já o 1º líder deste campeonato, sobretudo por demérito de Paulo Portas de quem se esperava um pouco mais, deixando-se enredar na teia do "passado" muito bem urdida pelo pseudo engenheiro!

Campeonato dos Debates

Já começou o Campeonato dos Debates!

A emoção está à flor da pele, as claques estão ensaiadas e as rivalidades ao rubro!

O Blog do Joe, numa iniciativa inédita, vai acompanhar a par e passo todo o campeonato, com o comentário do especialista Joe Freitas Lobo aos desenvolvimentos táctico-estratégicos de cada contenda!

No final de cada debate, Joe Freitas Lobo irá decretar o vencedor que amealhará 3 pontos pela vitória, em caso de empate 1 ponto para cada um e em caso de derrota, 0 pontos!

Nada mais simples.

O calendário já foi sorteado e o campeonato iniciou-se ontem com um debate entre o candidato ao título José Socrates e Paulo Portas, na luta pela manutenção. Brevemente a análise de Joe Freitas Lobo!

De referir ainda os muito aguardados debates: "Derby da Esquerda" Louçã-Jerónimo, o "Clássico" Portas-Louçã e ainda o "Debate do Título" Manuela - Socrates que fechará este campeonato.

Façam as vossas apostas!!

Acabou-se o Tacho...

Ao que parece (segundo noticias que hoje circulam nos OCS) o tacho de Manuela Moura Guedes está a acabar na TVI.

O "Reinado" desta Srª, que até chegou a Sub-Directora de Informação do canal, era logicamente sustentado pelo marido, também Director Geral da TVI.

No país dos "tachos" esta é obviamente uma óptima notícia.

A meritocracia é o caminho! Está na altura de acabarmos com os compadrios, os favores e as cunhas!

" Meritocracia (do latim mereo, merecer, obter) é a forma de governo baseado no mérito. As posições hierárquicas são conquistadas, em tese, com base no merecimento, e há uma predominância de valores associados à educação e à competência.

A meritocracia está associada, por exemplo, ao estado burocrático, sendo a forma pela qual os funcionários estatais são selecionados para seus postos de acordo com sua capacidade (através de concursos, por exemplo). Ou ainda – associação mais comum – aos exames de ingresso ou avaliação nas escolas, nos quais não há discriminação entre os alunos quanto ao conteúdo das perguntas ou temas propostos. Assim meritocracia também indica posições ou colocações conseguidas por mérito pessoal.[...]"

Fonte: Wikipédia

Vamos ver qual o custo desta decisão, ao nível das audiências. Está comprovado que o modelo de jornalismo tablóide preconizado pela dupla Moniz/Moura Guedes e cujo expoente máximo era o jornal de 6ª Feira deu resultados, audiências e retorno...

...a decisão em termos de gestão pode ser complicada (a ver vamos) mas em termos
éticos é irrepreensível!